Um Homem Muito Procurado - John Le Carré

, , 2 comments

Um jovem vestido de negro e esfomeado bate à porta de uma família turca em Hamburgo - mãe e filho acabam por acolher em sua casa este indivíduo misterioso, pouco falador e cheio de segredos. Apesar das suas tentativas de lhe arrancar de onde e como veio, só muito aos poucos foram conseguindo saber os horrores pelos quais passou.

Diz chamar-se Issa e cedo Annabel, uma advogada idealista especializada em direitos humanos, se ocupa do seu caso, que se afigura muito complicado. Ter chegado a Hamburgo por meios ilegais, ter origem chechena e ser filho de um opressor general russo não ajuda a amenizar a ideia que os espiões de três nações que estão de olho nele elaboraram.

Tendo-se tornado num homem procurado, acaba por pôr em perigo todos os que se mostraram disponíveis para o ajudar. No entanto, este homem tem um objectivo, que passa por dar um uso nobre ao dinheiro do seu falecido pai, obtido por meios muito negros. Uma tentativa de redenção, na qual entra em cena o banqueiro Tommy Brue. Juntas, estas pessoas vão tentar encontrar uma solução para deixar este foragido a salvo.

A história demorou a entranhar - as diferentes perspectivas, contadas à vez, deixaram-me um pouco perdida na leitura, mas conforme o desenrolar dos acontecimentos fui ficando colada. John Le Carré é afinal mestre na espionagem, e também em deixar-nos o bichinho e em fazê-lo crescer. É uma mistura de política, suspense, espionagem com uma grande dose de humanidade. O que faz deste livro uma leitura recomendada.

O livro deu origem a um filme com o mesmo nome, em 2014. Ainda não vi, mas fiquei com muita vontade de ver. Com o falecido Philip Seymour Hoffman, Willem Dafoe e Rachel McAdams.

Um Homem Muito Procurado
De: John Le Carré
Ano: 2008
Editora: Dom Quixote
Páginas: 368

A nossa pontuação: ★★★☆☆
Disponível no site Wook.

2 comentários:

  1. Os livros do Le Carré moram todos aqui por casa, a Paula é fan e eu apanhei a boleia, gosto imenso deste escritor. Ainda não li este livro, mas mora na biblioteca e tenho muita curiosidade em ver o filme, cuja existência me passou ao lado, já que a série de "O Gerente da Noite", me deixou fascinado e bem merecia ser reposta na televisão. Como refere no seu texto, por vezes a escrita de Le Carré leva um certo tempo a agarrar o leitor, sucedeu-me isso com "O Ilustre Colegial", já o genial e muito pouco falado "O Canto da Missão", li-o em dois dias, não conseguia largar o livro :)
    PS- Vou tentar descobrir o filme, agradeço a sua sugestão.
    Muito boa noite.

    ResponderEliminar
  2. Dos restantes livros que li do autor, talvez 'O Espião Que Saiu do Frio' seja o favorito. Obrigado também pelas sugestões e se entretanto vir o filme dê feedback :)
    Bom dia!

    ResponderEliminar