O Alienista - Machado de Assis

, , No Comments

Já diz o ditado que de santo e louco todos temos um pouco e neste pequeno conto novelesco (chamemos assim na dificuldade de melhor definir) esse ditado ganha uma nova tonalidade e uma reforçada confirmação.

"O Alienista" tem como principal protagonista o Dr. Simão Bacamarte, psiquiatra para quem a ciência é uma religião. O Dr. Simão é um homem de honra e valores morais irrefutáveis que decide criar um asilo em Itaguaí para abrigar todos quantos revelassem sinais de loucura podendo assim estudar cada caso profundamente e procurar a cura adequada para cada insanidade. Pelo bem da sociedade e da pesquisa cientifica, claro!

Surge no entanto uma questão: se todos temos um tanto de loucura, seremos todos loucos ou fará esse pedaço de loucura parte da nossa sanidade mental? E é neste limiar que se desenvolve este livro. Machado de Assis faz uma análise com iguais doses de sátira, ironia e seriedade à sociedade da sua época e é impressionante como se pode transportar um texto do século XIX e o mesmo ser tão adequado aos dias de hoje tanto para os cidadãos como para as organizações politicas.

Representará o Dr. Simão Bacamarte o modelo perfeito de sanidade mental, com o seu olho clínico, como que um anjo da guarda da razão e da ciência? Ou será ele mais louco que todos no extremismo da sua ciência empírica? É isso que vamos descobrir neste livro "O Alienista" ao mesmo tempo que revemos nas suas personagens tantos dos nossos comportamentos e julgamentos.

Leitura recomendada pelo plano Ler+ e um clássico imperdível que faz parte da coleção Ler Faz Bem da revista Visão da qual já falámos aqui.


O Alienista
De: Machado de Assis
Ano: 1882
Edição: Visão Ler Faz Bem

A nossa pontuação: ★★★★★
Disponível também no site Wook.




0 comentários:

Enviar um comentário