Fahrenheit 451 - Ray Bradbury

, , 4 comments
" Fahrenheit 451 - a temperatura a que um livro se inflama e consome..." e assim começa um livro inesquecível.

Esta fantástica obra de Bradbury conta-nos a história de Guy Montag, um bombeiro de um mundo futuro e distópico em que a sua profissão consiste em queimar todos os livros que constituem o espólio literário da nossa humanidade.

Enquanto lia o livro percebia que desde que foi escrito, nos anos 50, nos aproximamos a passos largos do abismo futurista que o autor criou, e que este como que antecipou uma cultura obscenamente virtual como é a nossa hoje em dia.

Neste futuro sem livros, sem memória e sem cultura outra que a televisiva, nesta realidade exposta pelo "Fahrenheit 451", espelhamos o nosso agora. Esperemos que o nosso amanhã renasça do fogo e seja diferente, mais feito de livros, de conhecimento e acima de tudo de mais .



Fahrenheit 451
De: Ray Bradbury
Ano: 1956
Editora: Livros do Brasil (edição mais recente pela Europa-América)

A nossa pontuação: 

Mais no site Wook.



P.S. - E quem é que já viu o filme?

4 comentários:

  1. Quando vi o filme em criança fiquei profundamente perturbado e nunca mais me esqueci dele, o cineasta é François Truffaut, o homem que não dormia para ler livros e ver filmes, mas depois li o livro, já em adulto e gostei bastante da obra do Ray Bradbury, cuja visão do futuro se revela quase uma antecipação, porque por vezes até parece que já está aí ao virar da esquina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impressionante como em décadas de caminhar para o abismo, pouco fizemos para mudar este futuro que agora temos. Obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  2. Vi primeiro o filme e só depois li o livro. Esta realidade, que o livro transmite, assusta-me! Aliás, ver queimar livros é assustador, seja aqui seja nas imagens de filmes sobre os dias que antecedem a 2ª Guerra Mundial ou pensar em qualquer extremismo que ache que cultura é sabedoria portanto deve ser eliminada!
    (a minha dificuldade está sempre na escolha do livro para memorizar, sabendo eu que a minha memória mais parece a da "Dory"!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que tenho mesmo de ver o filme também. Deve ser mesmo muito marcante. Obrigada pelo comentário!

      Eliminar