O Carteirista Que Fugiu a Tempo - Francisco Moita Flores

, , No Comments
Fred Astaire - alcunha ganha pela leveza de pés tal como o original - está na casa dos 60 e é carteirista há décadas. Pratica o difícil ofício que é ter dedos de nuvem, oportunidade e muita lata na cidade de Lisboa, principalmente em grandes eventos, transportes públicos, ou quando a oportunidade, ou as carteiras, se atravessam à sua frente.

No entanto, Fred viu chegar a sua ruína quando começaram a surgir as caixas multibanco e a machadada final foi dada quando as lojas começaram a aceitar pagamentos com cartão, esse instrumento do diabo que fez com que as carteiras passassem a andar bem mais magras.

É num mau momento em que não tem onde cair morto que conhece a Gaby das Mamadas, prostituta exímia na fabulosa arte do sexo oral e com ela faz amizade. Não tarde que ela o leve para sua casa, que divide com um bando de marginais - Messias, ex-polícia que vendia coiratos com a mãe; Doses - viciado em heroína; e Porcalhão - arrumador de carros versado em palavrões. É com esta companhia que Fred elabora um plano que pretende fazer dos pobretanas uns ricaços de primeira...

Moita Flores conta esta história com um sentido de humor irónico, crítico e algo perverso, para o qual contribuiram decerto os anos que passou como inspector da Polícia Judiciária, no departamento de furto qualificado. Esta experiência adiciona elementos específicos que são tanto de rir até às lágrimas na sua surrealidade como alvo de alguma tristeza e saudosismo. A crítica social está constantemente presente, em especial na caracterização do povo português, que 'engole' tudo o que os media lhes metem à frente, sem questionar. Um retrato de um país onde os que mentem ganham, onde os ricos ficam mais ricos e a honestidade não leva a lado nenhum.

É portanto uma história divertidíssima, brilhantemente escrita, com personagens fantásticas e cómicas, mas ao mesmo tempo é um reflexo do nosso povo que, aqui e ali, nos põe a pensar. Nota-se bem que o autor é um talentoso argumentista, e esta história dava um fabuloso filme.

O Carteirista Que Fugiu a Tempo
De: Francisco Moita Flores
Ano: 2001
Editora: Editorial Notícias
Páginas: 152

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário