A Estrada do Tabaco - Erskine Caldwell

, , 2 comments
Em plena Grande Depressão, acompanhamos a família Lester, que vive na Georgia rural. Jeeter Lester, o patriarca, teve 17 filhos. Alguns dos que não morreram, fugiram de casa para trabalhar nas fábricas das cidades próximas. Com ele moram dois filhos - Dude, de 16 anos, que deve muito à inteligência, e Ellie May, de 18, que nenhum homem lhe pega porque tem o lábio rasgado de nascença - a mulher, Ada, e a avó Lester (que não abre a boca para falar há anos).

Apesar da fome que os atormenta todos os dias, Jeeter é apegado à terra e é lá que quer morrer. Insiste nesse ponto até ao fim, mesmo havendo dias em que não tem o que comer. Todos os dias olha para os campos vazios e lamenta não ter dinheiro para sementes ou uma mula para lavrar, e todos os dias toma a resolução de ir pedir fiado e uma mula emprestada, ou cortar madeira para vender. E todos os dias adia para o dia seguinte, só por preguiça. Ano após ano. Existe sempre algo melhor para fazer, como ficar a olhar para as ripas velhas de madeira da casa caírem ou sonhar acordado com um automóvel novo. No meio disto tudo arranja esquemas para arranjar dinheiro, como roubar ou vender coisas que não são dele.

Este livro de 1932 é riquíssimo e tem em si o retrato de uma época marcante. Oferece uma perspectiva única sobre tantos temas como a religião, o racismo, o valor da família, a pobreza, ou o egoísmo cego. Tudo isto envolto numa aura de humor negro bem característica. É uma escrita de mestre, onde o narrador, após cada capítulo, segue a personagem com a qual o anterior terminou. Usa as repetições frequentemente mas de modo eficaz e extremamente engraçado. As personagens são tão marcantes e com características tão próprias que depressa nos apaixonamos por todos, apesar de serem uns calões, cada um com a sua grande pancada.

É um livro fantástico, considerado um dos melhores clássicos americanos. Foi adaptado para a Broadway em 1933, e ainda hoje é o segundo espectáculo que por lá ficou mais tempo. Foi também adaptado para o cinema em 1941 por John Ford. Ainda não vi o filme mas quero muito ver, apesar de as críticas o considerarem demasiado afastado das ideias do livro. Veremos. Entretanto, se puderem dar uma espreitadela nesta grande obra, não deixem de o fazer.

A Estrada do Tabaco
De: Erskine Caldwell
Ano: 1932 (reedição de 2014)
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 208

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.


2 comentários:

  1. Erskine Caldwell é um dos meus autores favoritos, desde que na adolescência li os livros "Ilha de Verão" (livros Unibolso) e "Certas Mulheres" (Portugália/Livros de Bolso) ambos lidos e relidos ao longo dos anos e depois li tudo o que encontrava dele, incluindo "A Estrada do Tabaco", sendo de saudar a sua reedição!
    PS - Recomendo o filme do John Ford.

    ResponderEliminar
  2. Espectacular! Foi o meu primeiro e quero muito ler os outros também :) Tenho de ver o filme!

    ResponderEliminar