Estrada Para Los Angeles - John Fante

, , 2 comments

John Fante é um escritor americano conhecido pela saga de Arturo Bandini, seu alter-ego. Este é o segundo volume, embora tenha sido o primeiro a ser escrito, e apesar de ter sido redigido em 1936 só foi publicado em 1985, dois anos após a morte do autor.

Neste volume, "Estrada Para Los Angeles", Arturo tem 18 anos, vive com a mãe e a irmã e são ajudados financeiramente pelo tio, depois de o pai ter falecido. Já teve montanhas de empregos que correram todos mal por sua culpa. Ora não gostava do que fazia, ou não suportava o patrão, ora roubava... Até que o tio lhe arranjou trabalho numa fábrica de conservas e por lá se conseguiu manter... durante um tempo. O seu passatempo preferido é fechar-se no quartinho com revistas pornográficas e imaginar mirabolantes romances com as mulheres de papel. O seu segundo passatempo preferido é ler grandes autores, como Nietzsche, só para poder fazer citações em conversas, das quais não percebe nada, mas que acha que causam impacto.

Arturo é uma personagem horrível. É completamente egocêntrico e mete as suas necessidade acima das de toda a gente. Odeia mulheres. As da sua família não são excepção e trata-as abaixo de cão. Acha-as fracas e sem grande préstimo. Também odeia minorias. Apesar de ele próprio ser descendente de italianos, goza e faz pouco de quem não é americano. É cruel e gosta de matar insectos e pequenos bichos, vê-los contorcer-se e imaginar cenários onde é um grande general ou ditador superior a todos eles. É violento, tacanho, irascível, intolerável, bizarro, convencido e arrogante. Completamente horrível.

E por isso não é um livro fácil de ler, com uma aura tão negativa. No entanto, uma personagem que foi capaz de me transmitor tanto ódio e desprezo só revela o talento do autor em despertar este tipo de emoções. Se calhar, o livro só foi publicado postumamente por alguma razão... De qualquer forma, as histórias à volta da vida de Arturo são empolgantes e é interessante assistir ao fluir dos seus pensamentos e dos seus conflitos internos. Vê-se mesmo que a loucura está à porta e que a sua cabeça está por um fio.

Estrada Para Los Angeles
De: John Fante
Ano: 1985
Editora: Alfaguara
Páginas: 224
A nossa pontuação: ★★★☆☆

Disponível no site Wook.

2 comentários:

  1. Embora não conheça o livro nem o autor, esta crónica é uma lufada de ar fresco, sobre esses olhares tão conservadores de livros e autores que percorrem os blogues. Parabéns!
    Bom feriado

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Temos de ser sinceros acima de tudo :) bom fim de semana grande!

    ResponderEliminar