The Revenant: O Renascido - Michael Punke

, , No Comments
 O filme cuja interpretação deu o Oscar (finalmente) a Leonardo DiCaprio é inspirado no livro com o mesmo nome. "The Revenant - O Renascido" é um livro de 2002 da autoria de Michael Punke, uma adaptação livre baseada em eventos reais.

A trama conta a história de Hugh Glass, que no ano de 1823 trabalha como caçador de peles para a Rocky Mountain Fur Company. É uma ocupação extremamente perigosa, e o seu grupo tem de enfrentar condições meteorológicas muito adversas, evitar tribos de índios, fazer dezenas de quilómetros por dia pelas montanhas ao longo do rio, caçar para comer, enfim, é uma vida de enorme brutalidade.

Um dia, Hugh é atacado por um urso que o deixa em muito mau estado. Quase à beira da morte, os seus colegas carregam-no consigo até a tarefa se tornar impossível. Dois deles são pagos para ficarem para trás, esperarem pela sua morte e enterrarem-no condignamente. Um deles, o rebelde Fitzgerald, que nunca gostou de Hugh, espera ansiosamente pela sua morte para o roubar. Os dois colegas acabam por abandoná-lo e Hugh, cuja vida está pendurada por um fio, tem uma recuperação impensável, alimentada por uma gigante sede de vingança para enfrentar os homens que o abandonaram à morte e que lhe levaram os pertences. Quase sem se conseguir mexer, inicia uma perseguição do tamanho do mundo, numa aventura épica e inacreditável.

É uma história de sobrevivência e de perseverança como poucas. Hugh Glass faz um percurso heróico que nos suga a atenção pela mão de um autor assaz que se revela um narrador fantástico. Os acontecimentos à volta da vida de Glass já são por si só inacreditáveis e dão uma óptima história, a qualquer altura e de qualquer forma. Mas com a mão de Punke ganham uma outra dimensão que só uma mente tão imaginativa como competente consegue. Os acontecimentos base narrados são factos reais, mas as restantes peripécias saem da mente do autor, que realizou um trabalho de pesquisa absolutamente fantástico.

Apesar de ser um livro que recomendo vivamente, aconselho a lerem-no antes de ver o filme, ou se já tiverem visto dêem algum tempo de intervalo para se conseguirem abstrair do mesmo. Como ainda tenho o filme muito presente na memória, passei grande parte do tempo a fazer comparações e não queria que isso tivesse acontecido, até porque são totalmente diferentes. Por não querer ser spoiler, vou só mencionar uma grande diferença que no filme é crucial - Hugh Glass não tem nenhum filho. Foi uma opção usada no cinema provavelmente para aumentar o nível dramático.

Quanto ao filme, é uma grande produção que dispensa apresentações, e confirma Alejandro G. Iñárritu como um dos melhores realizadores da actualidade. Ficamos sem fôlego logo nos planos contínuos da batalha inicial e é assim até ao fim, apesar das mais de 2h30 de duração. Leonardo DiCaprio e Tom Hardy têm prestações inesquecíveis e têm uma dinâmica única. Um livro e um filme de topo.

The Revenant: O Renascido
De: Michael Punke
Ano: 2002
Editora: Marcador
A nossa pontuação: ★★★★☆

Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário