O Intrínseco de Manolo - João Rebocho Pais

, , No Comments

A trama passa-se na aldeia alentejana de Cousa Vã, paredes meias com Espanha. Manolo é um homem simples cuja vida anda nas bocas das gentes da taberna e nas ruas parcas da aldeia, pois a sua mulher, Maria, desaparece às sextas. O boato de que Manolo é encornado espalha-se mais depressa que a verdade - que o leitor vai descobrindo com prazer.

Manolo e Maria acabam por se tornar um exemplo do que é o amor e de como deve ser a vida a dois. O casal alentejano contra o mundo, ignorando as bocas, explorando novos terrenos, enfrentando com desprezo o pensar dos outros e vivendo experiências de causar inveja sem necessidade de as bradar a toda a gente.

Com a linguagem simples e rude do Alentejo é-nos contada a história deste casal, que se revela bela e ternurenta, e de outros habitantes da aldeia. É o caso de Beto, com a mania que é político influente; ou de Alfredo, que ganha a vida na venda e revenda de artigos de origem duvidosa e que acumula dívidas; Tonho, dono da taberna, e que tarde mas consistentemente desperta para a homosexualidade, ao mesmo tempo que a sua esposa desperta para um sexo portentoso com outros homens.

Tudo flui de forma muito natural nesta narrativa, prendendo-nos na vida cheia de pequenas vitórias e derrotas deste povo, que reprensentam um país inteiro. Todos temos estas simplicidades dentro de nós e este livro ajuda-nos a descobri-las. A escrita de João Rebocho Pais é uma bela surpresa que nos entra por todos os poros para de lá nunca mais sair. Desarma-nos e deixa-nos sem defesa para o que aí vem. Totalmente recomendado.

O Intrínseco de Manolo
De: João Rebocho Pais
Editora: Teorema
Ano: 2012
Editora: 176

A nossa pontuação: ★★★★☆
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário