Canções-poema #4: Simone de Oliveira - Desfolhada Portuguesa

, , 2 comments

Para mim a Simone de Oliveira, em si, é um poema. Tive o prazer de a ver ao vivo, com a sua voz rouca e única e fiquei apaixonada pela grandeza da sua pessoa.

Nesta música, letra do genial Ary dos Santos, fala-se de amor: amor por um país, que é mulher e homem, e nação, povo forte, terreno, uno e que se quer livre.

A voz da Simone, a sua presença em palco, transforma esta canção em mais do que um poema a Portugal, mas um hino, que todos reconhecemos e cantamos, com uma liberdade que lutámos por ter e um país que temos de fazer por honrar.

Na extensão da sua letra, escolho o refrão para ser cantado a plenos pulmões e o final que tanto vem a calhar hoje em dia. Devíamos cantar mais e melhor Portugal.

Minha palavra dita à luz do sol nascente
meu madrigal de madrugada
amor amor amor amor amor presente
em cada espiga desfolhada.
(...)
Oh minha terra
minha aventura
casca de noz
desamparada.
Oh minha terra
minha lonjura
por mim perdida
por mim achada.

2 comentários:

  1. Tenho "Os Poemas das Canções" do Ary e claro que esta não falta lá. Eu, que nem sou nada dada a poesias, adoro os poemas dele que deram magníficas e brilhantes canções, sendo esta um dos seus melhores exemplos! Adoro! Obrigada pela memória!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em dia de início de Euro de futebol não podia faltar uma grande memória do Euro das canções :) fantástica Simone! Obrigada pelo comentário!

      Eliminar