O Planeta Vermelho - Robert A. Heinlein

, , 2 comments
Robert A. Heinlein por Frank Kelly Freas

Jim e Frank são adolescentes que vivem em Marte. O planeta vermelho há algum tempo que está a ser colonizado pelos humanos, que vivem em colónias controladas, onde o ar é pressurizado dentro dos edifícios para conseguirem respirar. Fora de portas, têm de usar fatos especiais e máscaras para sobreviver.

De tempos a tempos, os humanos têm de migrar para outras zonas do planeta, uma vez que a temperatura atinge as centenas de graus negativos e têm de partir para zonas mais quentes. Os marcianos não se metem na vida dos humanos e vice-versa. A co-existência é pacífica e desde que estes respeitem o espaço dos habitantes originais está tudo bem.

Está na altura de Jim e Frank irem estudar para a Academia de Syrtis Minor e despedem-se da família. Jim leva consigo Willis, um pequeno marciano "saltitão" em forma de bola com o qual estabeleceu uma relação de amizade. Willis tem a capacidade de memorizar todos os sons que ouve e é assim que os rapazes, já estabelecidos na Academia, descobrem os planos maquiavélicos dos responsáveis da escola. Começa então uma aventura fantástica no planeta vermelho.

Este livro é de 1949. Impressionante. Se fosse escrito hoje ainda seria um livro futurista - ter em conta que já tem quase 70 anos é simplesmente fantástico. Os ambientes, a descrição dos marcianos e as suas capacidades e o modo de vida adaptado dos colonos saíram de uma mente cheia de imaginação como poucas. Robert A. Heinlein imaginou e passou para o papel toda uma vida noutro planeta e, ao lermos, tomamos o cenário como bem possível e mergulhamos nele, e isso é de uma competência técnica inigualável.

Sendo um livro que, na altura, foi escrito para adolescentes, dá 10 a 0 aos que hoje em dia são escritos para essa faixa etária. Foi adaptado para uma mini-série de animação pela FOX Kids em 1994.


O Planeta Vermelho
De: Robert A. Heinlein
Ano: 1949
Editora: Publicações Europa-América
A nossa pontuação: ★★★☆☆

Disponível em Wook.pt.

2 comentários:

  1. Eis um livro que faz parte dos meus favoritos do género, sendo o autor parte integrante das minhas prateleiras de livros que adoro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também se tornou num dos meu favoritos do género, muito à frente! :)

      Eliminar