Para Onde Vão Os Guarda-Chuvas - Afonso Cruz

, , No Comments
Fazal Elahi devia ter percebido, quando se apaixonou e se casou com aquela mulher, que o destino não iria ser promissor. Ela, com os seus cabelos soltos e esvoaçantes como pássaros, com as suas roupas ocidentais revelando mais do que ele gostaria, com as suas músicas pop em inglês, essa língua dos infiéis, não era considerada a mulher modesta e ideal. Ela quis sempre mais, dar nas vistas, ser mulher; ele queria passar despercebido e invisível no meio da multidão - era uma relação condenada.

Mesmo assim, ele nunca lhe guardou rancor, mesmo quando ela tomou uma atitude que lhe deixou a vida de pernas para o ar. Foi no seio da família que encontrou consolo - no seu primo Badini, mudo, mas que diz as frases mais belas com gestos de poeta; e na sua irmã Aminah, que secretamente deseja casar com um muçulmano rico que lhe ofereça sapatos de salto alto e que tenha olhos azuis. No meio de toda a confusão que rodeia a vida destas almas, uma pergunta se impõe - para onde vão os guarda-chuvas? Se estão sempre a perder-se e a desaparecer, mas nunca ninguém encontra nenhum. Estarão no paraíso dos guarda-chuvas? Será que os nossos entes queridos que já partiram nos esperam de guarda-chuva aberto?

Este é um dos melhores livros que já li. Tem absolutamente tudo - é emocionante; carrega em si uma profundidade e um ensinamento a cada virar de página; tem personagens ricas e com um coração tão grande que conseguimos senti-lo; tem suspense, ação, coisas sempre a acontecer. É uma narrativa que nos abre os horizontes, que nos ensina e nos educa, que nos apresenta cenários que pensávamos impossíveis na mente de alguém. É dos livros onde mais empatia criei com as personagens - comovi-me, ri-me, aprendi com elas. Nunca as esquecerei.

Para além disso, não é um livro linear - vamos vendo algumas imagens que comparam a vida do Sr. Elahi a um tabuleiro de xadrez (comparação feita com grande mestria) e outros elementos bem fora do normal que tornam este livro um autêntico tesouro. É o segundo livro que leio do Afonso Cruz e estou completamente rendida ao autor. É genial. Por favor, leiam.

Para Onde Vão Os Guarda-Chuvas
De: Afonso Cruz
Ano: 2013
Páginas: 624
Editora: Companhia das Letras

A nossa pontuação: ★★★★★
Disponível no site Wook.

0 comentários:

Enviar um comentário